vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Cilindros Separadores Magnéticos

Os rolos magnéticos (ou polias magnéticas) são equipamentos cuja função principal é segregar as partes metálicas das matérias primas desejadas, como madeiras, pedras, carbono, entre outros. Estes cilindros nasceram da necessidade de inovação das empresas para ampliar os níveis de qualidade dos produtos. Desta maneira, os rolos magnéticos são uma das melhores maneiras de manter o nível de qualidade, pois através do seu uso é possível remover quaisquer vestígios de resíduos ferrosos de produtos.

Estes rolos magnéticos são confeccionados em uma estrutura cilíndrica em aço ou aço inoxidável, cujos acabamentos aplicados podem ser diversos. O aço inoxidável é o material mais comumente utilizado pois proporciona elevada resistência à corrosão. Para adquirir a propriedade magnética, estes rolos possuem uma camada composta de imãs de Neodímio que possuem potência magnética muito elevada. Desta forma, as características deste equipamento permitem que ele seja capaz de recuperar e purificar os produtos sem o consumo de energia ou manutenção, sendo completamente eficiente em suas atividades realizadas.

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O funcionamento dos rolos magnéticos se dá pelo princípio do magnetismo, porém, para que a separação ocorra de maneira adequada, esta deve ocorrer de forma dinâmica, de modo que, a matéria prima e os contaminantes ferrosos a serem separados devem deslizar por uma esteira, e no final desta encontra-se o rolo magnético.

Através do movimento da esteira, quando a matéria prima chega ao rolo, os materiais não magnéticos são desprendidos e depositados em um reservatório, já purificados. Enquanto isso, os materiais ferrosos continuam ligados à esteira enquanto houver uma força magnética capaz de mantê-los em contato. À medida que o rolo gira e a esteira se movimenta a força magnética capaz de segurar os componentes ferrosos perde potência devido ao aumento da distância. Quando chegam a uma distância máxima, as impurezas magnéticas são capturadas em outro recipiente totalmente separado do material purificado.

Assim, os rolos ou polias magnéticas são equipamentos que realizam a separação dos materiais magnéticos e não magnéticos, garantindo a utilização deste em indústrias de pedreiras, minerações, siderúrgicas, cerâmicas, alimentícias e outros segmentos.

rolomagnetico1

Figura 1 – Funcionamento dos Rolos Magnéticos

 

APLICAÇÕES

As polias ou rolos magnéticos podem ser utilizados em diferentes plataformas dentro das empresas, de modo que são aplicados como parte do transportador de correia, sendo estas de borracha, lona ou outros materiais não magnéticos. Estes equipamentos têm uso comum em indústrias alimentícias, químicas, de papel, cerâmica, na separação de minérios, fundição e muitos outros. Os rolos magnéticos são equipamentos de fácil manuseio e instalação.

He believed android have a glimpse at the web link was a cheap knock-off
12 de setembro de 2016
Voltar