vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Desferrizadores – Como criar um sistema para desferrorizar a água

Os ímãs de Neodímio ou terras-raras são ímãs de alto ou altíssimo poder magnético e a sua descoberta possibilitou vários avanços na tecnologia, como a miniaturização de alto falantes, computadores, etc. Dentre elas, os ímãs de neodímio são amplamente aplicados na proteção contra a contaminação por impurezas ferrosas nas indústrias farmacêuticas, de cerâmica, químicas, alimentícias, papel e celulose, entre outras. Estas impurezas podem ser originárias do desgaste dos equipamentos ou de falhas que possam causar o desprendimento de elementos ferrosos ou por acidente. Estas partículas ferrosas quando não monitoradas podem comprometer a qualidade, o consumo ou a integridade dos equipamentos na linha de produção.

Na água também é muito comum verificar a presença de pequenas partículas ferrosas, que podem ser originárias de tubulações metálicas, conexões metálicas, equipamentos de bombeamento, tanques de armazenamento ou do próprio solo. E independente se esta água vai para consumo humano ou para suprimento de equipamentos, a remoção destas partículas ferrosas deve ser efetuada. Esta remoção pode ser feita de várias maneiras, conforme cada aplicação, por meio de tratamento eletrolítico, filtros com areias especiais e/ou carvão ativado, os quais podem apresentar custo elevado, ou filtros que atuam através do magnetismo.

Antes da descoberta dos ímãs de neodímio, os eletroímãs eram uma opção com excelente desempenho magnético, mas que, na situação de elemento filtrante, apresentavam a desvantagem de liberar novamente na linha as impurezas, caso ocorresse uma queda de energia. Como os ímãs de neodímio são ímãs permanentes, eles não dependem de eletricidade e tornam o projeto de instalação mais simples e barato. Desta forma, para criar uma estação para desferrizar água, basta instalar conectores de acordo com o modelo do filtro no meio de uma da tubulação de água, antes das caixas d’água ou antes de equipamentos que serão abastecidos com a água.

Estes filtros são disponíveis em três modelos, sendo o Modelo “L” um sistema compacto e eficiente, sem necessidade de troca de elementos filtrantes, fácil acesso ao cartucho para limpeza e carcaça fabricada em aço inoxidável AISI 304, para tubulações de dimensões ½”, ¾”, 1” e 1. ½”. O Modelo “B” é indicado para tubulações de 2”, 3” e 4” e também é fabricado em aço inoxidável AISI 304. O Modelo “T” é indicado para tubulações acima de 6”, sendo feitos sob medida, conforme a necessidade do projeto. Para os três modelos são oferecidos opcionalmente conexões, tais como flanges ANSI B16.5, roscas SMS ou RJT e Tri-Clamp.

De – hausarbeit schreiben from https://hausarbeithilfe.com das forum für studenten framli studentenseite
22 de agosto de 2017
Voltar