vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Filtro magnético

O processo de fabricação de materiais fluidos ou alimentos envolve uma série de equipamentos e acessórios fabricados em metal, que com os atritos inerentes ao processo, isto é, atrito das partes entre si ou do próprio fluido com os equipamentos, acabam por remover minúsculas partículas ferrosas que contaminam o fluido. Esta contaminação pode tornar um alimento inapropriado para o consumo ou acelerar o processo de desgaste dos equipamentos e acessórios da linha de processamento do alimento/bebida. Se for um óleo lubrificante de uma caixa de transmissão, por exemplo, esta partícula metálica pode acelerar o processo de desgaste do sistema e no caso de um sistema de refrigeração (geladeiras industriais), por exemplo, esta partícula danifica tubulações, válvulas e compressores.

Usar filtros tipo mídia de papel, tecido ou outro material retentor, é bastante eficiente no que diz respeito a retenção do material particulado. Mas no que tange a vazão, estes elementos filtrantes podem diminuir vazão, reduzir pressão ou encarecer sistemas de bombeamento, gerando a necessidade de motores e bombas mais potentes, além da substituição da mídia de tempos em tempos. Por isso, quando a necessidade é a descontaminação de partículas magnéticas, usar filtros magnéticos, principalmente constituídos dos potentes ímãs de neodímio ou terras raras, reduz custos e causa pouca interferência no sistema. A redução de custo é visível por não consumir energia elétrica e não ser um elemento filtrante descartável (visto que quando o cartucho está sujo, basta apenas remover o material agregado).

A pouca interferência no sistema se dá pelo formato do cartucho magnético e da forma como ele retém as partículas magnéticas. O filtro magnético para líquidos geralmente é uma camisa com flanges para conexão à linha, e conforme as características do filtrado, o cartucho pode ser um cilindro magnético, um conjunto de cilindros magnéticos ou um conjunto de discos dotados de aletas magnéticas. Por uma simples logica, um único cilindro magnético é ideal para fluidos de elevada viscosidade (alimentos) e o ímã em disco aletado para líquidos de baixa viscosidade. Em sistemas de processamento de envase de GLP o filtro magnético utilizado é o modelo com uma barra magnética. Vale ressaltar que conforme o volume de agregado aumenta, a vazão diminui, por isso a limpeza periódica é de extrema importância.

Além da descontaminação, estes filtros trabalham como excelentes sistemas de proteção, removendo partículas que aceleram o processo de desgaste de máquinas e acessórios, reduz paradas não programadas por reparos causados por danos em rotores de bombas ou em válvulas, reduzem consumo de fluido de corte, garantem a qualidade superficial de esmaltes e melhoram a qualidade de cerâmicas, visto que partículas metálicas podem ocasionar pigmentações indesejadas ou irregularidades na superfície.

14 de maio de 2018
Voltar