fbpx
 


Filtros magnéticos para líquidos

Qualidade e custo são duas preocupações constantes em qualquer linha de produção de qualquer tipo de produto. E na indústria de alimentos há um fator agravante que é a durabilidade do produto, que algumas vezes deve ser embalado e distribuído para o consumidor final rapidamente por ser bastante perecível e não poder receber conservantes que prolonguem sua vida. Uma outra preocupação da indústria de bebidas ou de processamento de líquidos de baixa ou alta viscosidade é a presença de partículas metálicas pequenas ou grandes, advindas do desgaste dos equipamentos de processamento ou eventuais partes do equipamento que se desprendem por vários motivos, como variação de temperatura ou vibração. Estas partículas podem ser removidas de várias maneiras, mas a de
mais fácil aplicação e de mais baixo custo são os filtros magnéticos para líquidos.
Estes filtros magnéticos para líquidos podem ser instalados em qualquer lugar, bastando fazer um corte na tubulação, instalar conexões adequadas ao tipo de produto, não necessitando de ponto de energia elétrica no local de instalação, pois estes filtros são fabricados com imãs permanentes de alta capacidade magnética (ímãs de Neodímio). Muitas indústrias que processam líquidos ainda não fazem uso deste tipo de filtro por falta de conhecimento. As normas brasileiras ainda não são muito claras no que tange o uso destes filtros, porém auditores de qualidade de empresas multinacionais já exigem a presença destes filtros magnéticos em pontos críticos de controle, conforme a certificação HACCP (Harard Analysis & Critical Control Points).
Os filtros magnéticos para líquidos são uma excelente alternativa de investimento mais barata e muito eficiente quando comparada com equipamentos de Raio-X ou detectores de metais. Porém algumas informações tais como o tipo de matéria prima ou produto, viscosidade, temperatura de trabalho, vazão, pressão e local de instalação são necessárias para determinar o tipo de construção do filtro e no tipo de imã que será utilizado, pois alguns tipos de imã de Neodímio são aplicados para temperaturas de até 80°C. E caso o produto alcance temperaturas maiores, existem imãs de Neodímio que suportam até 200°C, de acordo com sua composição.
Outro fator importante é o processo de manutenção, sendo que a ausência de limpeza frequente dos elementos magnéticos pode acarretar na diminuição da capacidade magnética do filtro e diminuir a vazão na linha, verificar a estrutura do filtro, observando se sua estrutura em aço inox foi comprometida ou quando o filtro recebeu pintura eletrostática, verificar se a mesma não está descascando. Caso o filtro precise de manutenção, este trabalho deve ser
efetuado por mão de obra qualificada, pois a falta de conhecimento pode acarretar danos permanentes ao equipamento, como por exemplo o aquecimento causado por solda gera a desmagnetização permanente dos imãs.

21 de fevereiro de 2018
Voltar