fbpx
 


Grade magnética para reciclagem de pneus

O desenvolvimento sustentável é um conceito global e basicamente toda a indústria trabalha voltada para que seus produtos e resíduos causem o mínimo impacto possível ao meio ambiente. E o consumidor a cada dia está mais preocupado com o impacto que os produtos que eles consomem, vão causar ao meio ambiente. E um produto que causa uma grande preocupação quando chega ao final de sua vida útil são os pneus dos veículos. A borracha do pneu passa por vários processos que as tornam resistentes, duráveis, eficientes e seguras para os veículos. Porém, quando não servem mais para rodar, são objetos que possuem tempo de degradação indeterminado.
Por isso a reciclagem, além de um fator economicamente importante, é um fator ambiental, pois consegue dar uso a milhares de pneus descartados, sendo este volume de descarte de aproximadamente 450 mil toneladas por ano. E a grade magnética tem papel ativo e importante nesse processo de reciclagem, pois para que a borracha do pneu possa ser reaproveitada componentes com nylon e os fios de aço devem ser removidos e depois a borracha pode ganhar novas utilidades. Nos Estados Unidos, esta borracha é usada em fornos de cimenteiras, moinhos de polpa/papel, na produção de energia, eletricidade, caldeiras industriais, na pavimentação asfáltica, corte/tapete, obras de engenharia civil, entre outros.
Assim, a reciclagem do pneu se inicia com o processo de trituração, em que o pneu é picado em pedados de 10 mm, liberando a maior parte do aço, nylon e poliéster são removidas com uma contaminação de parafusos e peneiras vibratórias. E para se evitar que pequenos pedaços de aço ainda presentes, a linha possui uma grade magnética. Esta grade magnética ou desferrizador é posicionado após a esteira extratora do refinador. E no Brasil esta borracha é usada na pavimentação asfáltica, solas de sapatos, tapetes de automóveis, tapetes para banheiros, colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.
E não somente para a indústria de reciclagem de pneu, a grade magnética oferece vantagens econômicas, pois são fáceis de instalar, são fabricadas com imã de neodímio, que possui vida praticamente infinita, não consomem energia elétrica e não necessitam de manutenções complexas, apenas limpezas periódicas, quando a grade não for dotada de sistema de autolimpeza.

31 de janeiro de 2018
Voltar