vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Levantador Magnético

A movimentação de chapas metálicas está dentro da classe de movimentação de materiais que mais oferecem riscos de acidentes e por isso esta classe de trabalho está normalizada, conforme a NR11. Dentre as várias recomendações, é necessário examinar todos os possíveis riscos que a atividade apresenta, pesquisar os meios e quais equipamentos e acessórios necessários para que o risco de acidente seja o menor possível. Talhas e gruas são bons equipamentos para fazer a movimentação de chapas, mas o que pode gerar alguma dúvida é a forma como a chapa será fixada nos cabos do movimentador.

A fixação destas chapas no movimentador pode ser através de ganchos, pinças (ou tenazes), levantadores magnéticos com eletroímã ou levantador magnético de ímãs permanentes. Os ganchos são eficientes para chapas grossas, mas no caso de chapas finas não são indicados pois elas podem fletir e se soltar. As pinças também são bons fixadores, mas apresentam inconvenientes na hora de soltar a chapa. Já o levantador magnético é um equipamento mais versátil desde que o operador se atente à espessura da chapa e à capacidade do ímã ou eletroímã.

O levantador magnético é um equipamento seguro, pois é projetado com coeficiente de segurança 3,0 e para cada tipo de chapa metálica deve ser usado um levantador magnético apropriado. Para chapas finas com largura e comprimento pequenos o modelo LCF é indicado, para cargas de 150 kg até 500 kg. Para chapas com dimensões e peso maiores pode-se trabalhar com uma associação de levantadores magnéticos, garantindo a segurança e eficiência da atividade. No caso de necessidade com variação de tamanhos, espessuras e pesos o Sistema de levantamento de chapas é mais indicado. Este modelo possui coeficiente de segurança 4,0 e trabalha com sistema eletro-permanente, tecnologia que utiliza ímãs permanentes para segurar as chapas e na hora de soltar trabalha com sistema de pulso elétrico. Desta forma, mesmo se faltar energia, o levantador magnético não solta a chapa metálica.

O modelo LTR, possui coeficiente de segurança 3,0 e se trata de um levantador magnético para transporte de chapas, barras, tubos, estampos e outras peças ferrosas, com capacidade de 150kg a 2000 kgf. O acionamento é feito por alavanca que altera a geometria interna do circuito magnético, fixando ou soltando a peça. Pode ser usado para substituir patolas, grampos, guinchos e correntes. Os levantadores magnéticos são amplamente usados em operações de oxi-corte, caldeirarias, depósitos de aço e ferro, carga e descarga de caminhões, linhas de montagem e indústria em geral.

14 de maio de 2018
Voltar