vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Levantadores Magnéticos para movimentação e transporte de cargas

As máquinas são instrumentos de extensão das capacidades humana, capazes de dar maior velocidade de transporte, maior produção em uma indústria eliminando trabalhos repetitivos ou nocivos à saúde ou podem ser elementos multiplicadores de força, no transporte de objetos pesados. A capacidade de erguer e manipular pesos muito maiores do que as pessoas conseguiriam por si só é documentada há muito tempo, como por exemplo a movimentação dos blocos de pedra das pirâmides do Egito, que até hoje são um enigma. Mas um pouco mais tarde, aproximadamente 550 a.C., há relatos dos primeiros guindastes.
Hoje há uma boa variedade de equipamentos de elevação e movimentação de cargas dotados de ganchos, pinças, garras e caçambas. Mas há objetos que não podem oferecer alças ou içados por pinças ou garras, muito menos transportados por caçambas. É aí que entra o magnetismo. Os levantadores magnéticos se apresentaram como uma alternativa para o levantamento e movimentação de objetos ferromagnéticos (objetos que possuem a propriedade de serem atraídos por um ímã) sem a necessidade de instalar uma alça ou possuir sua estrutura danificada no contato com garras ou pinças.
Os levantadores magnéticos são excelentes alternativas para o transporte de chapas metálicas, das mais variadas espessuras, corpos cilíndricos ou qualquer outro tipo de objeto cuja a forma não permite ser içado se não por meio do magnetismo. Outra aplicação deste tipo de equipamento é na indústria da reciclagem de metais e sucatas. Arestas afiadas, pontas e geometrias totalmente irregulares elevariam os custos da movimentação de sucatas se não fosse o uso dos levantadores magnéticos, pois a sucata com sua forma irregular é capaz de danificar caçambas, além destas não oferecerem muita agilidade na captação delas, por exemplo.
Com o avanço da tecnologia e a descoberta dos ímãs superpotentes (ímãs de Neodímio) no mercado é possível encontrar vários tipos de levantadores magnéticos, sendo eles constituídos por ímãs eletromagnéticos, que necessitam de uma fonte de energia elétrica para gerar o campo magnético e os levantadores magnéticos dotados de ímãs permanentes de alta capacidade magnética. Os levantadores magnéticos dotados de eletroímãs são amplamente utilizados na movimentação de sucatas, pois o acionamento remoto do eletroímã garante a segurança do operador, eliminando o risco de acidente por queda ou pelo contato com estes objetos cortantes.
Os levantadores magnéticos que utilizam ímãs permanentes podem ser dotados de dispositivo de desacoplagem mecânica, em que uma alavanca afasta o objeto içado da área de atração magnética ou pode ser um sistema hibrido, de forma que os levantadores magnéticos são dotados de ímãs de alto desempenho e um sistema elétrico, sendo que o sistema elétrico gera um campo eletromagnético que neutraliza o campo do ímã, possibilitando que o objeto seja descarregado. Este sistema híbrido é altamente seguro, pois ele não é responsável por atrair o objeto, ou seja, numa falta de energia ou oscilação da corrente elétrica não há o risco da carga se soltar acidentalmente.

Quipsome explanatory post and why say witty’ when could this quipsome
21 de fevereiro de 2018
Voltar