vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


O papel do rolo magnético na indústria

O magnetismo é um processe de bastante interesse em vários setores industriais, no que diz respeito a purificação de substâncias ou como dispositivo de segurança de alguns equipamentos. Estas aplicações tomam por base as diferentes respostas ao campo magnético das substâncias/materiais em que serão aplicados os separadores magnéticos. A resposta ao campo magnético é chamada de susceptibilidade magnética e, desta forma, possibilita a classificação em duas categorias de materiais: os que são atraídos fortemente pelo campo magnético (minerais ferromagnéticos), os que são atraídos fracamente pelo campo (minerais paramagnéticos) e os que são repelidos pelo campo magnético (minerais diamagnéticos).

Há ainda métodos de separação a seco ou úmido, sendo a primeira utilizada para materiais de granulometria grossa e a segunda para aqueles mais finos. Desta forma, pode-se encontrar no mercado uma variação de tambores magnéticos, com características inerentes ao tipo de material, método se separação e setor da indústria a serem aplicados. Existem três tipos de equipamentos: os de baixa intensidade, com campo magnético de 0,06T a 0,1T, utilizados para separação tanto a seco quanto a úmido; os de alta intensidade, com campo variando entre 0,1T a 1,0T, utilizados para reparação a seco; e os de alto gradiente 0,1T a 5,0T, também usado tanto para separação a seco quanto a úmido.

Outra característica bastante importante que se deve levar em conta na aquisição de rolos magnéticos é o tipo de imã, que pode ser imãs naturais, constituídos de minerais que naturalmente apresentam propriedades magnéticas, sem consumo de energia (consome somente energia para manter o rolo girando) ou imãs eletromagnéticos, que através da corrente elétrica há a geração de um campo eletromagnético. Desta forma, os rolos magnéticos são muito utilizados pela indústria da mineração (para separação de minerais), na indústria da reciclagem, onde comumente vê-se guindastes com imãs eletromagnéticos para carregamento/descarregamento e movimentação de metais.

Na agricultura os rolos também são utilizados para tratamento de solos e no setor de grãos em geral os rolos magnéticos na saída do transportador para assegurar que corpos estranhos não contaminem os grãos a serem processados. No setor sucroalcooleiro, estes equipamentos além de assegurar que corpos estranhos não entrem no processo, atua como mecanismo de segurança das moendas, evitando que metais danifiquem equipamentos adiante da linha de processamento. Outro uso bastante interessante economicamente é para o setor de usinagem que utilizam os rolos magnéticos para remover partículas metálicas do liquido refrigerante.

Desta forma os rolos desempenham funções extremamente importantes para a indústria, desde funções direcionadas a economia, passando pela segurança e saúde, até como funções de grande destaque, como é o caso da mineração. Estes equipamentos entram para a linha de inovações que agregam valores importantes para cada setor da indústria em que são utilizados.

The story goes that an eighteenth-century actor manager, john dennis, invented a machine that reproduced the sound of thunder for the pop over to the website stage
25 de abril de 2017
Voltar