vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Placa Magnética para fixação – Utilização e Manutenção

O eletromagnetismo é utilizado em várias atividades, mas a primeira atividade que relacionamos com a indústria é o guindaste magnético para sucatas. Além desta função, a atração eletromagnética é utilizada para a fixação de peças para serviços de usinagem ou até mesmo em marcadores de coordenadas e na separação magnética (muito usadas na produção de açúcar e etanol e na indústria de alimentos). Estas placas para fixação oferecem rápida fixação e rápida remoção da peça trabalhada, diminuindo drasticamente o tempo de setup, permitindo que este tempo seja transformado em tempo de trabalho, aumentando a produção e a lucratividade por operário/equipamento.

As placas magnéticas são amplamente utilizadas em maquinas operatrizes como as retificadoras, tornos, máquinas de eletro-erosão, CNC’s. São capazes de fixar peças de qualquer formato ou dimensão e com excelente capacidade de fixação, evitando desajustes, desnivelamentos e sem deixar marcas nas peças aderidas. Estas placas podem ser constituídas de imãs naturais, os imãs de terras raras (Neodímio-Ferro-Boro) de altíssima energia e excelente durabilidade. A placa é acionada através de uma alavanca e são oferecidas em três tipos: polos normais, para a maioria dos casos de fixação de peças, com entreferros de latão tornando-as adequadas para uso em eletro-erosão; polos finos para peças com dimensões menores, com entreferros de latão e resina alternados; polos ultrafinos: desenvolvida especificamente para a retifica de peças muito pequenas ou de pouca espessura, com entreferros de latão.

Além da vantagem de redução do tempo de setup e da alta capacidade de fixação, estes equipamentos não necessitam de manutenção alguma, pois sendo constituída por imãs naturais que possuem vida infinita, precisam apenas de cuidados simples, como a limpeza. Não necessitam de energia elétrica, garantindo maior segurança à operação. São fabricadas em estrutura robusta, com alta rigidez para garantir maior precisão e melhor acabamento, com guias laterais para facilitar alinhamento. Além do formato retangular, são oferecidas na forma redonda, com várias opções de diâmetro e entreferros, conforme a necessidade de cada aplicação.

Vale ressaltar que a qualidade do acabamento superficial, a composição metálica da peça e o tipo de tratamento térmico interferem na intensidade da interação magnética entre a placa e a peça a ser trabalhada, por isso o operador deve ficar atento as características do material trabalhado sobre a placa. No caso do acabamento superficial a intensidade é maior para superfícies polidas e vai diminuindo conforme a rugosidade aumenta, por exemplo da maior fixação para a menor se dá na seguinte sequência: superfície polida, superfície retificada, fresada, plainada e de menor intensidade de fixação é a superfície de metais fundidos.

Polite requests and suggestions when politely or formally making a request, asking for information, or making a suggestion, might is regarded as preferable to may don’t you think you might be go to this forum a little old for him
22 de agosto de 2017
Voltar