vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Desferrizadores – Equipamentos responsáveis pela remoção de materiais ferromagnéticos

Os desferrizadores são os equipamentos responsáveis pela remoção de materiais ferromagnéticos como, por exemplo, partículas de ferro de diversos tamanhos, em diversos meios, sendo eles, sólido seco ou líquido.

Desta forma, podemos dizer que os desferrizadores são os equipamentos responsáveis pela separação e filtração magnética de um substrato desejado. Uma das utilizações mais comuns dos desferrizadores é nos filtros desferrizadores. Estes tipos de equipamentos são utilizados para remover elementos como ferro, óxidos e minérios presentes na água.

Uma das vantagens dos filtros desferrizadores é que não utilizam produtos químicos no processo de filtragem e sua manutenção é muito simples. Para a realização desta manutenção, basta que seja feita a limpeza, de modo que, ao realizar esta manutenção, os filtros desferrizadores estão novos novamente. Desta forma, este equipamento tem uma excelente vida útil. Os filtros desferrizadores são robustos e duráveis.

Os filtros desferrizadores tem um processo de funcionamento similar ao processo de filtração. Funcionam através da passagem de liquidopelo seu interior. Após a entrada do liquido, os imãs retêm os elementos magnéticos, como barras ou matrizes, e o fluido do processo é limpo, indo em direção a saída sem componentes ferrosos.

Os desferrizadores tem em seu histórico um longo tempo em que eram construídos por eletroímãs, pois estes eram o único tipo de magneto com capacidade suficiente para a realização da atividade de desferrização. Com os imãs de terras raras e os imãs de neodímio, isto mudou, pois estes imãs conseguem gerar uma força magnética tal que equipara-se com a de um eletroímã, porém, sem depender da eletricidade, facilitando o processo de remoção, separação e descontaminação.

20 de agosto de 2019
Voltar