fbpx
 


Desferrizadores ou Separadores ?

Os desferrizadores são, de forma resumida, equipamentos responsáveis pela remoção do ferro quando se encontra em formato de pedaços ou partículas, representando um contaminante a um produto líquido, viscoso ou sólido particulado. Em resumo, os desferrizadores são equipamentos que tem por função principal remover a contaminação de partículas ferromagnéticas de produtos. Isto se dá através da utilização de imãs que, por sua vez, utilizam o princípio físico do magnetismo para realizar seu trabalho.

Desferrizador

 

Desferrizadores

De maneira simplificada, podemos dizer que os desferrizadores tem sua função básica similar aos separadores e filtros pois removem do meio desejado as partículas contaminantes. Desta maneira, são equipamentos básicos em linhas de produção para indústrias de bebidas ou alimentos, estações de tratamento de água ou mesmo em áreas de mineração, por exemplo.

Quando citamos as indústrias alimentícias, temos que os desferrizadores são equipamentos de suma importância pois removem os contaminantes ferromagnéticos que poderiam passar por outros equipamentos de elevado custo como bombas e moedores, gerando desgaste prematuro ou parada de linha. Quando pensamos no produto final, os desferrizadores também agem como filtro, retirando estes contaminantes não permitindo que cheguem ao consumidor final. São importantes também na agricultura para o tratamento de grãos pois tem o mesmo efeito já descrito anteriormente.

Possuem papel importante também nas estações de tratamento de aqui, pois a presença de metais é prejudicial a saúde. Desta maneira, os desferrizadores fazem a remoção dos materiais contaminantes de maneira eficiente e com custo baixo, uma vez que não precisam ser trocados, apenas limpos com a frequência adequada e não precisam de fonte de alimentação elétrica, uma vez que são confeccionados com imãs permanentes.

Por fim, no setor de mineração, os desferrizadores são usados com frequência com o intuito de separar do solo os materiais ferro magnéticos de modo a baratear o custo do processo de extração e facilitar a retirada de minerais. De maneira resumida, podemos dizer que, neste caso, os desferrizadores que são os verdadeiros responsáveis pela obtenção dos materiais ferro magnéticos.

 

LINHA DE PRODUTOS

Separadores Magnéticos de Limpeza Automática
Separadores Magnéticos de Limpeza Manual
Sistemas Magnéticos de Levantamento e Movimentação de Cargas
Equipamentos Magnéticos para Fixação
Equipamentos Magnéticos para Manuseio
Ímãs Permanentes
Equipamentos Magnéticos Diversos
Equipamentos Magnéticos de Transporte


RAMOS DE ATUAÇÃO

Abrasivos
Aço & Ferro
Açucar & Álcool
Automação Industrial
Autopeças
Bebidas
Borracha
Cerâmicas
Equipamentos de Moagem & Esmagamento
Equipamentos de Transporte Industrial
Explosivos & Fósforos
Farmacêutica
Ferramentas
E muito mais!

23 de setembro de 2022
Voltar