vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Desferrizadores

De forma simplificada, desferrizadores são equipamentos responsáveis por remover ferro em forma de pequenas partículas ou até pedaços maiores de algum meio, que pode ser líquido, viscoso ou sólido. Mas se aprofundarmos mais, na teoria do fenômeno físico do magnetismo, observamos que mais materiais são atraídos por ímãs. Portanto os desferrizadores vão além da remoção de ferro, apenas.

A separação e a filtração são mecanismos de remoção de um determinado material desejado ou indesejado do meio de um conjunto de materiais. O setor da mineração usa bastante a separação no processo de extração de minerais do solo e o magnetismo dos ímãs de neodímio é responsável por facilitar e reduzir custos no processo de extração de minerais. Tecnicamente falando, na mineração, os ímãs de neodímio dos desferrizadores são responsáveis pela extração de minerais ferromagnéticos.
No setor de bebidas e alimentos, os desferrizadores são  equipamentos de proteção, pois eles removem pedaços de materiais ferromagnéticos que acidentalmente passariam por moedores ou rotores de bombas, podendo causar danos nestes equipamentos. E também fazem o papel de filtro, removendo as partículas ferromagnéticas que, provenientes do desgaste dos equipamentos, contaminam o produto processado. No processamento e beneficiamento de grãos os desferrizadores fazem trabalho semelhante, na forma de grelhas ou grades magnéticas que removem as partículas metálicas antes que o grão passe pelo processo de moagem.

Na captação e tratamento de água, os desferrizadores exercem papel importante, visto que a presença de ferro e manganês na água é prejudicial à saúde e para alguns equipamentos da indústria. Sendo assim, os ímãs de neodímio com sua elevada capacidade de atração magnética, são fabricados no formato de barras, grades ou “margaridas”. Instalados em determinado ponto de tubulações de água fazem a remoção dos metais contaminantes com elevada eficiência e baixo custo de operação, visto que o elemento filtrante não precisa ser trocado, apenas limpo com frequência, e não precisa de fonte de alimentação elétrica para funcionar.

10 de outubro de 2018
Voltar