fbpx
 


Desferrizadores – Remoção de ferro e outros metais

Desferrizadores são equipamentos destinados à remoção de ferro e outros metais que possuem afinidade magnética, da água, de bebidas, pós e grãos. Os desferrizadores nada mais são que filtros magnéticos, que retiram metais ferromagnéticos que são indesejados em algum produto ou processo. Eles podem ter vários formatos ou composição do elemento filtrante que pode ser cerâmica, minerais ou ímãs.

Para a desferrização de líquidos utiliza-se os filtros magnéticos para tubulações. Estes desferrizadores possuem várias opções de conexões para linhas de 2 até 20 polegadas de diâmetro, o que facilita sua instalação em qualquer tubulação. São fabricados com carcaça de aço inoxidável e utilizam como elemento filtrante ou desferrizador os ímãs permanentes de alta intensidade.

O sistema remove partículas de ferro ou manganês, através da passagem do líquido pelo circuito magnético. Após determinado tempo ou volume de líquido filtrado, o desferrizador deve ser aberto para limpeza dos elementos filtrantes, visto que a acumulação excessiva de material diminui a capacidade de remoção do desferrizador. A frequência da limpeza depende do nível de contaminação e do volume de material processado.

Os desferrizadores também podem ser usados para a remoção de objetos ferromagnéticos de grãos e pós. Para esta aplicação, o desferrizador é construído na forma de grade magnética e a remoção também se dá através da passagem do material pelas grades, construídas com ímãs permanentes.

A vantagem de se utilizar ímãs permanentes como desferrizadores é que não há o consumo de energia elétrica e a durabilidade dos ímãs é praticamente vitalícia. Utilizar ímãs como elementos filtrantes não oferece desvantagens, apenas cuidados, como evitar choques mecânicos, visto que os ímãs são frágeis, podem quebrar ou perder suas propriedades magnéticas.

Outro fator importante que deve ser observado é a temperatura do produto que passará pelo desferrizador, visto que os ímãs de terras raras podem suportar temperaturas de até 80°C, para os feitos de Neodímio-Ferro-Boro, 150°C para os de Ferrite e os de AlNiCo suportam até 350°C. Em atividades de manutenção que envolve processo de solta ou outra atividade que expõe os elementos filtrantes a temperaturas elevadas, o executante da manutenção deve remover os eletrodos antes de iniciar a tarefa.

LINHA DE PRODUTOS

Separadores Magnéticos de Limpeza Automática
Separadores Magnéticos de Limpeza Manual
Sistemas Magnéticos de Levantamento e Movimentação de Cargas
Equipamentos Magnéticos para Fixação
Equipamentos Magnéticos para Manuseio
Ímãs Permanentes
Equipamentos Magnéticos Diversos
Equipamentos Magnéticos de Transporte


RAMOS DE ATUAÇÃO

Abrasivos
Aço & Ferro
Açucar & Álcool
Automação Industrial
Autopeças
Bebidas
Borracha
Cerâmicas
Equipamentos de Moagem & Esmagamento
Equipamentos de Transporte Industrial
Explosivos & Fósforos
Farmacêutica
Ferramentas
E muito mais!

19 de outubro de 2020
Voltar