fbpx
 


Extratores de sucata destinados a captação de ferro

Extratores de sucata são equipamentos destinados a captação de ferro nos mais variados formatos físicos. Estes equipamentos são fabricados com ímãs permanente de Ferrite de Estrôncio Anisotrópico de alta energia ou eletroímãs de elevado gradiente magnético proporcionado por bobinas de alto desempenho. Estes extratores são projetados para serem instalados suspensos sobre esteiras transportadoras, sem causar interferências na estrutura já instalada e operante.

Independente do sistema magnético do extrator de sucata, a eficiência do sistema é garantida na remoção de ferro, mesmo quando o processo de separação se dá em camadas elevadas de produtos como cana de açúcar, cavaco de madeira, minérios, rocha britada, lixo, entre outros materiais que exigem o máximo do extrator. Entretanto os extratores de sucata com ímãs permanentes possuem a vantagem de não consumir energia elétrica para gerar o campo magnético, não aquecem e, portanto, não utilizam óleo refrigerante, não possuem fonte retificadora e painel de controle.

Com diferentes configurações, os extratores de sucata oferecem flexibilidade quanto à aplicação. Para sistemas de extração com velocidade elevada da esteira, há modelos que podem ser instalados longitudinalmente. A posição mais usual é a transversal, que também exige poucas alterações, como por exemplo observar a posição dos roletes da correia, pois estes não devem ficar debaixo do extrator, assim como outros materiais ferrosos como cantoneiras ou travessas. Para situações que exigem maior eficiência, há modelos com sistema de limpeza automática, dispensando paradas do sistema para remover o material coletado.

Os extratores de sucata também são utilizados como dispositivos de segurança em vários processos industriais, tais como no processo de moagem da cana de açúcar, em que o extrator é instalado antes dos equipamentos de moagem. Há também um modelo de extrator de ferro para ser acoplado em máquinas agrícolas, configurado com ímã permanente, destinado a à retirada de pregos, chapas, retalhos, ferramentas, facões foices, enxadas, cavados e outras peças de ferro que acidentalmente podem ficar cobertas pelo solo, danificando outras maquinas ou implementos agrícolas.

 

21 de novembro de 2019
Voltar