vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Filtro Magnético

A filtração é um processo de separação física muito utilizada em situações em que a separação será feita entre um material sólido, insolúvel e disperso em um liquido ou gás. Tratando-se da separação feita em laboratórios ou doméstica, o elemento filtrante geralmente é um papel poroso ou uma malha plástica ou metálica, com a trama no tamanho adequado para separar o sólido. Na indústria, este processo também é muito utilizado, principalmente nas indústrias mineradora, alimentícia, química e farmacêutica.

O tipo de filtro utilizado nas atividades industriais depende da atividade industrial e dos materiais que serão separados como, por exemplo, os filtros de malha em aço inox, filtros de celulose, filtros HEPA, filtros de carvão ativado ou filtros magnéticos. Este último, na mineração é muito usado para separar minérios ferromagnéticos de outros materiais, sendo este minério o objeto de interesse no processo de extração.

Na indústria alimentícia, o filtro magnético opera como dispositivo de descontaminação, ou seja, as partículas de ferro oriundas do desgaste das máquinas que processam o alimento são retidas pelo filtro. Em outros setores, o filtro magnético é usado como dispositivo de segurança, de forma que o filtro magnético é instalado a montante de processos de moagem ou de bombeamento de forma a reter objetos metálicos que possam danificar o sistema de moagem ou o sistema de bombeamento.

Há também casos em que o filtro magnético é usado para descontaminação, como a remoção de ferro da água, sendo que o elemento magnético filtrante é construído em linhas com varias camadas, proporcionado maior área de contato possível com o líquido.

Em todas as aplicações, os filtros magnéticos apresentam baixo custo de operação e manutenção, pois são construídos com ímãs permanentes, que dispensam o uso de energia elétrica e a manutenção, basicamente, é a limpeza frequente do filtro. O único cuidado que deve ser tomando é observar qual a temperatura máxima que o ímã é capaz de suportar, pois quando estes são expostos à temperatura elevada, podem ter sua força magnética reduzida ou eliminada.

 

12 de fevereiro de 2019
Voltar