vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Grade Magnética – Equipamento utilizado para reter partículas ferrosas

A grade magnética é um equipamento utilizado em diversos processos com o objetivo de reter partículas ferrosas, de uma matéria prima processada, que prejudicariam a operação das máquinas e qualidade final do produto caso estivessem presentes no substrato durante o processamento. São utilizados principalmente em indústrias que utilizam materiais granulosos ou pulverulentos, como plásticos, cerâmicas, adubos, cereais, açúcar, minerais, pigmentos de alimentos, entre outros.

Normalmente construída com imãs permanentes anisotrópicos ou com imãs permanentes de Neodímio, a grade magnética deve ser forte o bastante para atrair as partículas ferrosas e não deve perder força com o passar do tempo. Dependendo da quantidade de impurezas contidas no material, pode ser necessário uma grade magnética com força de atração maior e por isso, sua forma construtiva pode conter uma ou mais fileiras de barras magnéticas.

O funcionamento da grade magnética é muito simples. Basicamente, o material a ser purificado ou tratado atravessa a grade magnética por gravidade. Na parte superior da grade magnética existem dispersores que servem para garantir que o material passe por ela de maneira dispersa, e as impurezas passem próximas ao corpo magnético. Passando próxima a este corpo, as impurezas ferrosas são atraídas e não passam para o processo seguinte. As barras magnéticas são posicionadas na grade magnética em “zig-zag”, isto é, a fileira de baixo possui as barras na área de vazio da fileira de cima. Isto acontece para que sejam evitadas áreas de zona neutra, aumentando assim a eficiência da separação.

Para que não percam a capacidade de separação, a grade magnética deve passar por limpezas periódicas. Esta limpeza pode ser automática ou manual. Na grade magnética de limpeza automática as partículas são removidas através de um sistema pneumático ou mecânico controlado por temporizadores eletrônicos que definem a periodicidade a qual a limpeza deve ser executada. Já a grade magnética de limpeza manual precisa que seja parada a produção e alguém execute a limpeza com o método que achar mais adequado.

10 de junho de 2019
Voltar