vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Levantador Eletro Permanente

Levantar e movimentar sucatas ferrosas, chapas metálicas, tubos, blocos, estampos, placas e peças redondas metálicas implica em requisitos operacionais que atendam obrigatoriamente a redução ou eliminação de riscos de acidentes, primeiramente, e também que o mecanismo de içamento e movimentação não cause danos à peça ou material manipulado. Ademais, o mecanismo deve ser simples, requerendo o menor nível de treinamento possível, ter vida útil longa, menor numero de subsistemas e menor quantidade de elementos a serem cuidados.

Sendo assim, o levantador eletro permanente apresenta um conceito bastante simples e prático, podendo ser facilmente adaptado a pórticos e pontes rolantes, por exemplo. Este equipamento é construído com ímãs permanentes de alta energia e utilizam a energia elétrica apenas para que o sistema libere a peça, dispensando o uso de no breaks e não oferecendo risco de acidente em caso de falta de energia ou oscilação de corrente elétrica. Outra vantagem do levantador eletro permanente é que ao segurar a peça ele não causa danos, seja esta uma chapa, tubo, bloco ou qualquer outro formato de peça.

No que diz respeito a quantidade de mecanismos, o levantador eletro permanente simplifica o processo de levantar o objeto e o contato, pois ele dispensa a necessidade de uma pessoa posicionar cordas, cintas ou correntes no objeto a ser levantado, e de diferentes tipos de ganchos. O levantador eletro permanente deve ser adquirido levando em conta o formato, composição ferrosa e peso de todos os objetos manipulados, e consequentemente o levantador terá coeficiente de segurança que garante a movimentação segura do objeto, além da redução de acessórios para movimentação de cargas.

Todos os acessórios e equipamentos envolvidos na movimentação e manipulação de cargas, devem passar por inspeções e manutenções. No caso de cintas, cabos de aço, ganchos e argolas, ao menor sinal de avaria devem ser destruídos e descartados evitando que, por engano estes voltem a ser utilizados. O levantador também passa por inspeções e manutenções, mas são simples, necessitando apenas verificar instalações elétricas e acessórios para içamento, como gruas e pórticos.

17 de dezembro de 2018
Voltar