vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Levantadores Eletro Permanentes- Os equipamentos utilizados para o levantamento e movimentação dos materiais ferrosos ou ferromagnéticos

Os equipamentos utilizados para o levantamento e movimentação dos materiais ferrosos ou ferromagnéticos são os levantadores magnéticos. Estes equipamentos podem ser de diversos modelos, podendo ser utilizados para o levantamento de chapas finas, chapas longas ou sucatas. Há ainda os modelos mais versáteis que são aqueles aplicados para o levantamento de diversos formatos, como chapas, tubos, barras, estampos, entre outros.

Além disso, os levantadores magnéticos podem ser divididos em dois tipos, sendo eles os levantadores eletromagnéticos, que utilizam eletroímãs como base de funcionamento, sendo dependentes da eletricidade para funcionar ou, os levantadores eletro-permanentes, que são uma nova tecnologia no transporte de peças ferrosas, pois são construídos com imãs permanentes de alta energia, utilizando a energia elétrica apenas para ligar e desligar.

Os levantadores eletro-permanentes conseguem combinar a segurança dos imãs permanentes com a praticidade dos eletroímãs, isto é, com o controle a distância, podendo ser utilizados com segurança em pontes rolantes e talhas, por exemplo. Quando é dito que os levantadores eletro-permanentes são seguros, isto ocorre porque, como ele é apenas ligado ou desligado por uma corrente elétrica, mesmo em casos de queda de energia, os levantadores eletro-permanentes não soltam a peça tendo então menor risco à segurança.

Dependendo da aplicação e do tipo de carga, os levantadores eletro-permanentes podem ter diversos formatos pois, ao transportar, por exemplo, chapas ou materiais de alta espessura ou de comprimentos elevados é necessário que seja escolhido de maneira correta o levantador em questão. Além disso, as capacidades dos levantadores eletro-permanentes são diversas, indo de poucos quilos a várias toneladas.

Para que seu uso seja realizado com segurança, os levantadores eletro-permanentes devem ser corretamente dimensionados, e para isso, deve-se levar em consideração informações como tipo e formato das peças que serão levantadas, seus pesos e dimensões, se terão peças empilhadas, tensão de alimentação da rede elétrica, entre outros.

 

20 de agosto de 2019
Voltar