vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Levantadores Magnéticos – Os equipamentos utilizados para levantar e transportar

Os equipamentos utilizados para levantar e transportar chapas ou peças metálicas com segurança e precisão são chamados de levantadores magnéticos. Desta forma, estes equipamentos são usados, principalmente, para movimentar, manusear e elevar peças metálicas. Assim, estes equipamentos estão entre as ferramentas que garantem mais segurança nos processos industriais. São bastante utilizados em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, ferramentarias, oficinas e qualquer lugar onde existam peças robustas e pesadas que precisem ser transportadas.

O funcionamento dos levantadores magnéticos é bastante simples. Eles são constituídos, comumente, de imãs permanentes de terras raras (Neodímio/Ferro/Boro) com alta intensidade magnética. Desta maneira, para que os levantadores magnéticos funcionem, basta aproximá-los da peça a ser erguida e acionar a alavanca do equipamento. Ao acionar esta alavanca, o campo magnético do imã é acionado, fazendo com que a força magnética atraia a peça metálica e, assim, seja feito o transporte.

Para que sejam utilizados de maneira adequada, os levantadores magnéticos devem ser escolhidos de maneira adequada ao trabalho que eles irão realizar. Existem levantadores magnéticos com capacidades de carga de 150 kg até 2 toneladas. Porém, é necessário lembrar que este peso é aplicado para chapas, onde a área de contato entre o levantador e o produto é máxima. Para a utilização em peças redondas, tubos e cilindros, por exemplo, um coeficiente de segurança deve ser aplicado, pois a área de contato é menor. Este coeficiente de segurança é a margem entre a especificação do produto e o peso da peça que será levantada.

Assim, apesar dos levantadores magnéticos suportarem diversas cargas é de vital importância que sua capacidade nominal não seja ultrapassada, de forma a garantir a segurança de todos os responsáveis pelo seu uso.

Para que todas estas vantagens do uso e aplicação dos levantadores magnéticos sejam realmente utilizadas, é essencial que o cliente esteja em contato com uma empresa especialista no assunto para que tenha total apoio na utilização e projeto dos levantadores magnéticos apropriados para o uso especificado.

10 de junho de 2019
Voltar