fbpx
 


O funcionamento dos levantadores eletropermanentes

Na indústria, além da efetiva produção, outra etapa que é de grande importância durante a transformação de materiais metálicos em chapas ou barras é o transporte. Visto de uma ótica distante este processo parece ser simples, porém quando verificado de uma posição mais aproximada, pode-se verificar que é um processo complexo que exige atenção e cuidado dos operadores. Isto se dá pois, em indústrias siderúrgicas e metalúrgicas as dimensões dos itens que são transportados, sejam eles chapas ou barras costumam ter grandes dimensões e peso elevado, além de cantos vivos que podem gerar acidentes de trabalho. Assim, para que essa atividade seja realizada com o devido cuidado são necessários equipamentos que ofereçam segurança e confiabilidade como os levantadores eletropermanentes.

Eletropermanente

 

Levantadores Eletropermanentes

Os levantadores eletropermanentes são equipamentos cuja principal função é transportar materiais metálicos como chapas, fardos de tubos de espessuras e comprimentos distintos, chapas longas, tarugos, feixes, moldes, estampos, máquinas, bobinas de aço, entre outras. Para que exerçam sua função, são comumente montados em estruturas como barras de carga fixas ou extensíveis.

O funcionamento dos levantadores eletropermanentes é uma junção das tecnologias do imã permanente com o eletroímã. Em resumo, possui um conjunto de imãs de neodímio que são envoltos em bobinas eletromagnéticas. Estas bobinas eletromagnéticas têm por função principal “ligar” e “desligar” os imãs permanentes (que normalmente são imãs de neodímio). Quando ligada a corrente elétrica passa pelas bobinas que “ligam” os imãs de neodímio fazendo com que eles atraiam o produto que deseja ser transportado. É dado apenas um pulso de 3 segundos para que a magnetização ocorra. Para que seja “desligado, o princípio é o mesmo. Um pulso de 3 segundos é gerado na bobina eletromagnética que desativa o poder magnético do imã permanente.

Desta maneira, os levantadores eletropermanentes se tornam equipamentos eficientes e seguros por não necessitarem de energia em sua operação e manter os levantadores em funcionamento mesmo com uma eventual queda de energia.

 

LINHA DE PRODUTOS

Separadores Magnéticos de Limpeza Automática
Separadores Magnéticos de Limpeza Manual
Sistemas Magnéticos de Levantamento e Movimentação de Cargas
Equipamentos Magnéticos para Fixação
Equipamentos Magnéticos para Manuseio
Ímãs Permanentes
Equipamentos Magnéticos Diversos
Equipamentos Magnéticos de Transporte


RAMOS DE ATUAÇÃO

Abrasivos
Aço & Ferro
Açucar & Álcool
Automação Industrial
Autopeças
Bebidas
Borracha
Cerâmicas
Equipamentos de Moagem & Esmagamento
Equipamentos de Transporte Industrial
Explosivos & Fósforos
Farmacêutica
Ferramentas
E muito mais!

23 de setembro de 2022
Voltar