vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


O suspenso magnético é utilizado em diversas indústrias

O suspenso magnético ou separador magnético suspenso é um equipamento que tem por objetivo a realização da descontaminação ferrosa de matérias primas. Desta forma, o suspenso magnético retém as partículas ferrosas de um sólido granulado através de um campo magnético. O suspenso magnético é utilizado em diversas indústrias, sendo mais comum nas indústrias químicas, , siderúrgicas, pedreiras, minerações, usinas de açúcar e alcool entre outros.

Com o objetivo de captar o material ferroso que contamina a matéria base, o suspenso magnético é, normalmente, instalado externamente ao transportador, sem transformar o sistema pré-existente e captando o material ferroso que passa sobre o transportador. Assim, o suspenso magnético trabalha a partir da retenção das partículas ferromagnéticas, realizando esta retenção no momento que o campo magnético entra em contato com os materiais que possuem este tipo de propriedade, fazendo com que as partículas sejam atraídas e retidas.

Para que funcione de maneira adequada, o separador magnético conta com placas que utilizam diversos tipos de imãs que atuam com campos magnéticos que possuem um magnetismo elevado. Assim, para que o suspenso magnético atue de maneira adequada, é necessário que o cálculo da altura que ele estará seja realizado de maneira correta e, então, haja retenção suficiente.

Dentre os diversos benefícios oferecidos pelo suspenso magnético, pode-se citar, por exemplo, sua eficiência e resistência a temperatura, que permite que o equipamento trabalhe a temperaturas de até 200°C sem a perda das propriedades magnéticas.

 

20 de setembro de 2019
Voltar