fbpx
 


O tambor magnético pode ser instalado ao final de uma esteira transportadora

O tambor magnético é um equipamento fabricado num formato semelhante a um rolete de esteira, com um elemento magnético que permite magnetizar apenas uma região do tambor. O elemento magnético pode ser constituído de ímãs permanentes anisotrópicos de alta energia (Ferrite ou Estrôncio) ou altíssima energia (Neodímio-Ferro-Boro – Terras-raras), com um mecanismo de ajuste da posição do campo magnético. Desta forma, o tambor é amplamente utilizado na separação de elementos ou impurezas magnéticas ou como sistema de proteção em linhas de moagem.

A flexibilidade deste modelo de separador magnético é bastante interessante, visto que o tambor magnético pode ser instalado ao final de uma esteira transportadora, de forma que o material contaminado ou contido de elementos ferromagnéticos caia sobre ele, e através da atração magnética, há a alteração da trajetória. Ou seja, o material que não atraído pelo ímã segue sua trajetória natural e o material ferromagnético é atraído pelo ímã, desviando sua trajetória até que a área de atuação do ímã acabe, caindo em outro compartimento ou sistema de transporte.

O tambor magnético pode ser fornecido em um conjunto de separação, constituído de carcaça que suporta o tambor magnético, dutos direcionadores e descarga, motorredutor e sistema de regulagem do ângulo de atuação do campo magnético. A tração da capa giratória pode ser feita de suas formas, a Inboard, a capa giratória é tracionada através de polia para correia em “V” e a regulagem do ângulo do circuito magnético é feiro pelos semieixos, que são estacionários e não precisam de rolamentos. Ou através do sistema Outboard, a tração da capa é feita através de rasgo de chaveta no semieixo, que precisa de rolamento e a regulagem do ângulo do circuito magnético é feita através do outro eixo, que é estacionário e não precisa de rolamento.

Este conjunto com carcaça completa também é oferecido com tambores duplos, de forma a promover uma maior capacidade de separação. Estas configurações de tambor magnético conseguem separar impurezas ferrosas pequenas e finas de materiais granulados ou em pó, no beneficiamento de produtos, podem ser utilizados na proteção de equipamentos, recuperação de materiais e reciclagem. Os maiores interessados nestes sistemas, que não consomem energia elétrica para gerar o campo magnético, são indústrias de alimentos, a de cerâmicas, de plásticos, de produtos químicos, mineração e muitas outras.

16 de março de 2020
Voltar