fbpx
 


Os magnetos industriais têm papeis diversos e extremamente importantes na indústria

Magneto ou ímã é um objeto capaz de gerar um campo magnético ao seu redor, podendo este ser natural ou artificial. Os magnetos naturais são feitos de magnetita e os artificiais são feitos de materiais sem propriedades magnéticas e que, recebendo determinados estímulos, podem se tornar magnetos temporários ou permanentes. Os magnetos temporários mais conhecidos são feitos de circuitos elétricos, que ao receber corrente elétrica gera o campo magnético. Os permanentes são feitos de minerais que ao receberem um estímulo, adquirem a propriedade magnética. Esta só é anulada através de outro estímulo magnético, choques mecânicos ou exposição à elevadas temperaturas.

Para a indústria, os magnetos industriais têm papeis diversos e extremamente importantes economicamente, exercendo funções de proteção de equipamentos, movimentação de objetos, podendo até atuar como elementos filtrantes. Os magnetos industriais temporários mais conhecidos são os eletroímãs circulares, destinados à movimentação de sucata. O campo magnético deste equipamento é gerado através da corrente elétrica que, ao ser interrompida, interrompe a geração do campo magnético.

Os magnetos industriais permanentes oferecem a vantagem de produzir o campo magnético, sem a necessidade de fonte de alimentação de energia elétrica. Desta forma estes magnetos são utilizados como fixadores de peças, equipamento de elevação e movimentação de chapas e outros objetos metálicos, filtros, elementos de separação e dispositivos de proteção. Quando são empregados na elevação e movimentação de chapas e objetos, para que estes sejam liberados, o campo magnético deve ser interrompido. Para isto, estes magnetos possuem circuito elétrico que gera um campo magnético que anula, temporariamente, o campo magnético do magneto. Outra forma de liberar o objeto é através de força mecânica, com a utilização de um sistema de alavanca que, ao ser acionada, afasta o objeto do campo magnético, para que este seja liberado do movimentador.

 

 

 

23 de abril de 2020
Voltar