vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Placa Magnética o que é, e para que serve?

A placa magnética de fixação é um equipamento utilizado para fixação de peças ferrosas em máquinas operatrizes como tornos, injetoras, retíficas, entre outros, de modo a otimizar estes processos. Normalmente, a placa magnética é acionada por uma alavanca que permite fixar e soltar a peça de forma prática e segura, não sendo necessário o uso de energia elétrica.

Podendo ser construída de imãs permanentes de Neodímio-Ferro-Boro (Terras Raras) tem como maior benefício a eliminação da quantidade excessiva de elementos de fixação, podendo ser usada sozinha para fixação de peças, eliminando o uso de outros elementos como porcas, parafusos, tirantes, entre outros.

Além disso, outro tipo de placa magnética é aquela utilizada para a captação e retenção de materiais ferrosos, normalmente contaminantes, em produtos líquidos, viscosos ou sólidos granulados, como por exemplo, óleos, bebidas, produtos alimentícios no geral, cerâmicas, plásticos, grãos, produtos da indústria química, entre outros. Para realizar esta captação e retenção, a placa magnética deve possuir grande intensidade magnética, capaz manter e reter o contaminante ferromagnético.

Para cumprir sua função de descontaminação, a placa magnética é, normalmente, instalada próxima à região de alimentação do produto a ser descontaminado, em caso de aplicação próxima a uma esteira de transporte, ou no fundo de reservatórios para captação da borra metálica contaminante no produto. O primeiro caso é mais comumente utilizado no caso do substrato sólido granulado, enquanto o segundo caso costuma ser mais utilizado para substratos líquidos ou viscosos.

Independentemente do tipo de equipamento utilizado, assim como todos os equipamentos magnéticos, a utilização da placa magnética exige alguns cuidados, como por exemplo, portadores de marca-passo ou próteses metálicas devem manter distância do equipamento e, ao se manusear ferramentas ou peças metálicas próximas a placa magnética, deve-se ter cuidado para evitar acidentes, principalmente nas mãos e dedos.

 

15 de outubro de 2019
Voltar