vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Placas Magnéticas e seu uso na indústria

Na atualidade, devido à competição entre as indústrias e a busca pela excelência, produtos finais com mais qualidade estão dentro das prioridades dos fabricantes. Assim, principalmente nas indústrias farmacêuticas, cerâmicas, plásticas e alimentícias, se torna necessário o acompanhamento da produção e a garantia de que estes produtos não estarão contaminados ao final do processo.

A contaminação ferrosa pode ocorrer durante diversos processos de fabricação, através do desgaste mecânico dos equipamentos, por exemplo, ou mesmo dos resíduos de pregos ou parafusos, que acabam se misturando na matéria prima.

Assim, visando cada vez mais à obtenção de produtos mais puros e sem contaminantes ferrosos, as placas magnéticas vêm aumentando seu uso nas indústrias. Sua função principal é justamente a descontaminação ferrosa.

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O funcionamento das placas magnéticas segue o princípio básico do magnetismo. Este se trata do fenômeno, ou conjunto de fenômenos, relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados corpos, chamados imãs, e certas substâncias magnéticos, como ferro, cobalto ou níquel, por exemplo. Este fenômeno pode ocorrer também entre imãs e imãs e ainda entre imãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas. Os imãs geram um campo ao seu redor chamado de campo magnético que interage com as outras substâncias ou corpos.

Assim, as placas magnéticas compostas por imãs permanentes cria um campo magnético de grande concentração e, quando o material ferroso passa pela placa fica retido neste campo magnético, permitindo a passagem apenas dos materiais não ferrosos.

 

placamagnetica1
Figura 1 – Funcionamento das placas magnéticas

 

LIMPEZA

Equipamentos como as placas magnéticas ficam sujos constantemente devido a concentração crescente de materiais ferrosos, que por sua vez, influenciam diretamente no funcionamento destes equipamentos. Quanto maior a quantidade de material retido, menor será a eficácia do equipamento, fazendo com que a retenção de partículas seja reduzida. Desta forma, a limpeza periódica é necessária e deve ocorrer de acordo com a quantidade de material contaminante presente na superfície das placas.

A limpeza é muito simples, podendo ser realizada através da interrupção da passagem de matéria prima e posterior retirada do contaminante com um pano ou estopa.

 

APLICAÇÕES

As placas magnéticas são equipamentos de alta versatilidade, que permitem sua utilização em calhas, em contato direto com o material, suspensas em esteiras ou pode ser adaptada de acordo com a aplicação desejada. É um equipamento que possui uma grande facilidade de instalação e baixo custo, de modo que pode ser utilizada em qualquer tipo de indústria que necessite a retirada de impurezas ferromagnéticas das matérias prima utilizadas. Podemos citar como exemplo de indústrias que usam estas tecnologias, as indústrias alimentícias, de beneficiamento de cereais, cerâmicas, de rações, químicas, plástica, entre outras.

12 de setembro de 2016
Voltar