vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


O rolo magnético

O rolo magnético é um equipamento muito utilizado na mineração, visto que a separação magnética com este tipo de equipamento é muito conveniente. Esta conveniência se deve à eficiência e ao baixo custo operacional do rolo magnético para separar minérios ferromagnéticos dos que não têm afinidade magnética.

Mas a separação magnética vai além da mineração, visto que é muito comum encontrar materiais ferrosos em vários processos de produção industrial. Esta presença se deve ao material que, os equipamentos que processam determinado produto, é fabricado. Na maioria das vezes este material é o ferro ou ligas metálicas constituídas por ferro. Por isso, pó, pregos, fragmentos, retalhos e outro tipo de pedaço de ferro podem ser encontrados com o uso de um rolo magnético em um lote de matéria prima ou lote de produto acabado.

Quando o produto processado na linha for pó, granulado ou outro formato físico semelhante, seco ou úmido, é muito comum usar o rolo magnético para efetuar a descontaminação ferrosa. O rolo magnético é usado desde fábricas de processamento de plásticos e derivados, passando pela indústria de cerâmicas, reciclagem, indústria farmacêutica e indústria de alimentos. Uma diferença importante de um rolo magnético que será usado nas indústrias de alimentos e farmacêutica para as demais é o tipo da cobertura que estará em contato com o alimento ou medicamento. Esta superfície que trabalhará em contato direto com o alimento ou medicamento, deve ser de um material em conformidade com as normas sanitárias .

Existem várias configurações de projeto e instalação do rolo magnético, para atender aos mais variados tipos de necessidades dos setores industriais que necessitam deste tipo de separação magnética, como por exemplo o modelo duplo, com dois tambores magnéticos configurados em cascata, que executam uma separação mais fina. Outro formato de rolo magnético que é bastante  flexível é no formato de polia para esteiras transportadoras, que além de dispensar qualquer alteração no projeto do sistema de transporte, permite a configuração do ângulo de descarga das impurezas e do material purificado conforme a necessidade da linha de produção.

 

10 de outubro de 2018
Voltar