vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Suspenso Magnético

Reaproveitar sobras ou resíduos em geral, é uma prática muito lucrativa para o mercado que, a cada inovação tecnológica, permite reciclar mais um material, desperta interesse econômico e acaba elevando o preço do material. Um exemplo recente foi a obrigatoriedade das indústrias de refrigerante de usar uma porcentagem de plástico reciclável na fabricação de garrafas PET. Ou o lançamento de equipamentos que conseguem separar pedaços de plástico.

Reciclar plástico além de evitar a contaminação de solos, rios e oceanos é uma atividade que movimenta o mercado e que também sofre com a presença de contaminantes como papel, mistura com outros tipos de plástico, resíduos metálicos ou sucata, lubrificantes, entre outros. E assim como outros processos industriais, o magnetismo é um aliando muito eficiente para a remoção de partículas metálicas, podendo este processo de remoção ser feita por extratores do tipo suspenso magnético. Estes equipamentos são fáceis de instalar e não necessitam de projetos para alteração de linhas de produção para anexar ao equipamento.

Construídos com potentes ímãs de ferrite ou neodímio, o suspenso magnético é capaz de remover resíduos metálicos capazes de danificar moedores de plástico ou partículas que, se alcançar os processos finais de um plástico PET destinado ao sopro de garrafas para bebidas, irá causar manchas que, em garrafas de água, darão a impressão de sujeira, ou alterar a estrutura e a sustentação da garrafa. Além de que, a partícula metálica presente numa pré-forma PET, ao receber o calor da injetora, absorverá maior quantidade de calor que o restante do material que, quando for soprada, poderá furar ou gerar uma distribuição não uniforme de material, deixando a garrafa frágil.

A elevada força dos ímãs de ferrite ou neodímio é aliada de processos sustentáveis, pois o suspenso magnético construído com eles, somente precisará de energia elétrica para alimentar o motor da esteira coletora e não necessita de sistema de refrigeração dos magnetos. De posse destas vantagens operacionais, o processo de reciclagem se torna mais barato e lucrativo.

26 de novembro de 2018
Voltar