vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Tambor Magnético

O separador magnético em formato cilíndrico utilizado para separação metálica de um substrato fluídico ou sólido em grãos é chamado de tambor magnético. Desta forma, a principal função do tambor magnético é separar os materiais ferrosos dos não ferrosos de maneira rápida que gere alta produtividade. Assim, o tambor magnético consegue proporcionar a separação automática de partículas ferrosas graças aos seus poderosos imãs permanentes.

Pelo fato de ser ideal para a separação de resíduos e partículas ferrosas, o tambor magnético é muito utilizado em esteirar de indústrias agrícolas e de alimentos. Além disso, outras indústrias que se beneficiam do seu uso são as indústrias mineradoras, de plásticos e de reciclagem.

O funcionamento de um tambor magnético é bem simples. Basicamente, ele possui um lado que contém um campo magnético poderoso que atrai as partículas ferrosas e outro lado que não tem campo magnético, que faz com que estas partículas sejam descartadas em um recipiente separado àquele ao qual o substrato está sendo depositado. Quando a carcaça do tambor magnético gira é que se gera o funcionamento do tambor magnético.

As maiores vantagens de um tambor magnético estão na diversidade de tamanhos com que podem ser adquiridos, atendendo assim diversos tipos de aplicações com as mais variadas vazões de substratos. Por ser fabricado com imã permanente, outra vantagem do tambor magnético, é que não necessita de energia elétrica para funcionar. E, além disso, é produzido com materiais de alta resistência, o que proporciona maior durabilidade e melhores resultados a estes equipamentos.

Apesar de todas estas vantagens, o uso correto do tambor magnético deve ser realizado para que ele não ofereça risco a saúde das pessoas que o manuseiam. Por ser um equipamento magnético, pessoas com marcapasso ou alguns tipos de prótese metálica não devem se aproximar e nem manusear este tipo de equipamento. Por possuir poderosos imãs permanentes, não se deve utilizar ferramentas ou peças metálicas perto de um tambor magnético, evitando assim acidentes.

 

22 de julho de 2019
Voltar