vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Segurança máxima para o levantamento magnético de grandes cargas

28 de agosto de 2012

Seguro, prático e econômico. Estas são as características principais do sistema de levantamento e movimentação de grandes cargas, denominado eletro-permanente.


O sistema é uma evolução dos modelos tradicionais de equipamentos de levantamento magnético de cargas que necessitam de baterias para prolongar o seu funcionamento em caso de falta de energia elétrica. Um comando elétrico, com a função de ligar e desligar o equipamento, aliado ao uso de imãs permanentes compõem a idéia básica do sistema operado por controle remoto sem fio.

O sistema eletro-permanente não necessita de energia para assegurar a sustentação da carga. Uma vez suspensa, os imãs permanentes internos do equipamento ficam magnetizados segurando a carga por tempo indeterminado. A continuidade do processo é possível somente quando houver outro pulso elétrico comandado pelo operador para a desmagnetização e liberação da carga.

 

Segurança é o grande diferencial deste sistema. O risco de queda da carga é nulo independente de falhas elétricas ou mecânicas, como por exemplo, o rompimento de um cabo, pois a fonte do magnetismo não está no uso da energia elétrica e sim nos imãs permanentes. Eventuais falhas humanas também estão descartadas porque um dispositivo de segurança impede que o operador desmagnetize o sistema sem que a carga esteja totalmente apoiada.

Outra vantagem considerável do sistema eletro-permanente é economia de energia visto que o equipamento necessita de pulsos elétricos por apenas 2 a 3 segundos para magnetizar e desmagnetizar os imãs.

Utilizado em larga escala na Europa, no Brasil este sistema é desenvolvido e produzido pela Metalmag Produtos Magnéticos, empresa especializada na fabricação de equipamentos e dispositivos magnéticos e imãs permanentes, presente há mais de 50 anos no mercado nacional.

“Nos últimos anos, o sistema eletro-permanente da Metalmag tem conquistado um espaço significativo no mercado brasileiro por se tratar de um equipamento seguro, econômico e prático, com o melhor custo benefício em relação aos demais modelos de sua categoria”, afirma Edison Batistella Junior, gerente Técnico Comercial da Metalmag. ”Mesmo priorizando a segurança, o sistema da Metalmag proporciona muitos outros ganhos para o cliente computados não somente em economia de energia como também de mão de obra e de espaço para armazenamento.”Em empreendimentos de maior porte, o sistema eletro-permanente aplicado ao levantamento e movimentação de grandes cargas é integrado à ponte rolante, sendo manipulado pelo próprio operador da ponte rolante por meio de controle remoto. Tal procedimento dispensa a presença de qualquer outro funcionário na área de carga e descarga o que implica otimização de mão de obra, maior segurança de trabalho e redução de tempo para o ajuste e movimentação da carga.

Em relação ao armazenamento, a magnetização com o içamento remoto de uma única chapa permite a sobreposição das chapas em pilhas sem o uso de caibros entre estas, usualmente necessários na estocagem das chapas. Desta forma, o volume das pilhas é significativamente menor assim como a área destinada ao armazenamento do material.

É importante ressaltar que o sistema nunca pega mais de uma chapa, adaptando-se automaticamente à espessura da chapa, não dependendo de intervenção do operador, eliminando o risco de operação inadequada.

 

Um mercado em expansão

“Buscamos oferecer um produto com alto coeficiente de segurança e de fácil instalação, operação e manutenção. No caso do sistema eletro-permanente, por exemplo, a manutenção do painel eletrônico de comando pode ser realizada pelo próprio cliente, pois seus componentes são produtos de prateleira, facilmente encontrados no mercado. Além disso, o risco ‘ zero’ de acidentes aliado à simplicidade de operação do equipamento dispensa a necessidade de treinamento dos operadores.”

A capacidade de produção da Metalmag é ampla e o cronograma fabril depende do porte do equipamento para o levantamento de cargas de 2 a 20 toneladas. Em se tratando de um equipamento customizado, o maior tempo da produção é tomado pelo projeto, com a adequação do produto às necessidades do cliente. Por esta razão, em um mesmo contrato, a entrega da primeira unidade requer maior tempo de produção do que as demais unidades da encomenda.

Para a Aliança Offshore, por exemplo, uma fábrica de componentes para a indústria naval em São Gonçalo (RJ), a Metalmag forneceu quatro equipamentos com sistemas eletro-permanente para o levantamento de chapas com peso máximo de 9 toneladas; destes, o primeiro foi entregue em 60 dias e os demais, a cada 15 dias.

Os projetos elaborados para a Aliança Offshore e para diversos clientes da Metalmag – Vale, Caterpillar, Gerdau, Mercedes Benz, entre outros – foram desenvolvidos por uma equipe de engenheiros especializados, buscando a melhor solução para as demandas do cliente por meio de uma integração total do sistema com as pontes rolantes já existentes em suas unidades fabris.

“Nossos projetos e equipamentos utilizam componentes totalmente nacionais, com exceção da liga magnética pela inexistência de fornecedores no País. Este é um aspecto muito importante nos produtos da Metalmag que resulta agilidade de produção e entrega dos equipamentos aos clientes bem como facilidades de manutenção e eventual reposição de componentes”, observa Edison Batistella Junior. “No momento em que os grandes empreendimentos buscam alcançar um elevado índice de nacionalização, acreditamos que a Metalmag detém as referências necessárias para participar do atual contexto de desenvolvimento da indústria brasileira e ampliar efetivamente o seu mercado de atuação no Brasil.”

 

Assista o vídeo do YouTube da Techno News: Sistema de levantamento e movimentação de grandes cargas Metalmag:

 

Fonte:  Techno News.  Website: http://www.technonews.com.br/

Voltar