vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Como remover metais ferrosos da água e outros fluídos?

Frequentemente, a água e outros fluídos são utilizados nas indústrias para diversas finalidades, que vão desde a simples limpeza até a utilização nos produtos finais, como nos casos de indústrias alimentícias ou farmacêuticas. Estes fluídos podem conter contaminantes, como o ferro ou o manganês e por isso precisam ser tratados. Assim, seu tratamento é um processo que garante sua qualidade na utilização pela indústria. Visando a remoção destes contaminantes, realiza-se a desferrização ou filtragem magnética. Este processo é utilizado também para a água consumida em ambientes domésticos.

A desferrização tem por objetivo a remoção do ferro e do manganês dos fluídos, uma vez que estes elementos são responsáveis pela contaminação dos fluidos, dando origem a depósitos nas canalizações (que favorecem o desenvolvimento de bactérias), coloração amarelada e sabor metálico na água.

Desta forma, os equipamentos responsáveis pela desferrização das águas utilizadas são os desferrizadores ou filtros magnéticos.

 

FUNCIONAMENTO DOS DESFERRIZADORES

Os desferrizadores tem um processo de funcionamento similar ao processo de filtração.

Estes equipamentos funcionam através da passagem da água pelo seu interior. Porém, após a entrada da água, as partículas ferrosas são retidas por elementos magnéticos, como barras ou matrizes, e o fluido do processo é limpo e sem estes contaminantes ferrosos.

 

LIMPEZA DOS DESFERRIZADORES

Os produtos resultantes do processo de desferrização dos fluidos, que ocorre dentro dos desferrizadores, são os materiais ferrosos capturados e o fluido. O fluido segue seu caminho e é utilizado normalmente nas situações que necessitarem seu uso. Já os materiais ferrosos são retidos no filtro. Assim, para o correto funcionamento dos desferrizadores é necessário que seja realizada uma limpeza periódica evitando o acúmulo destas impurezas.

A forma mais comum de realização da limpeza nestes equipamentos é através da contracorrente, onde desencadeia-se uma inversão do fluxo com fluido limpo, proveniente de um reservatório, de modo que este passe pelo desferrizador no sentido contrário retirando os contaminantes. O produto desta limpeza, isto é, fluido contaminado de materiais ferrosos, é descartado normalmente.

Com for new versions and lets you download and how to track a cell phone for free with only the number install available updates easily
27 de outubro de 2016
Voltar