vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Embuchado Magnético

O embuchado magnético é um dispositivo muito utilizado na indústria como um tipo de adesivo robusto para fixação de peças ferrosas em moldes para plásticos, em linhas de pintura, em trabalhos de soldagem, montagem, galvanoplastia e usinagem. No ramo da construção civil, o embuchado magnético é um excelente fixador de porta. Mas por quê o ímã embuchado tem maior poder adesivo que o ímã sem a bucha?

A explicação para o aumento de força de atração ou adesiva do embuchado magnético está relacionado com as linhas de fluxo magnético do ímã. Com o ímã sem o envoltório de aço, as linhas de fluxo magnético movem-se livremente pelo ar, e estão presentes em todo o entorno do ímã, em todas as direções, e pode atrair uma contraparte de ferro a milímetros de distância.

Quando o ímã é colocado dentro de uma bucha, apenas uma parte do ímã fica exposta ao ar e a outra parte fica em contato com o aço da bucha. Sendo assim, a parte em contato com a bucha promove a condução das linhas de fluxo magnético através do aço, que em corte transversal tem o formato em “U”. Desta forma, ao invés de se ter linhas de fluxo saindo do Norte e indo para o Sul (ímã “nu”), na bucha temos as linhas de fluxo magnético saindo das bordas, indo em direção ao centro do ímã. Simplificando, com o embuchado magnético é possível ter os dois polos do ímã na mesma face.

Com esta configuração, é possível aumentar a força de atração do ímã, de forma que ele pode ser usado como adesivo de elevada eficiência, sendo que esta elevada força adesiva só ocorre em contato direto com a contraparte, sendo ele inapropriado para atrair um objeto de ferro a alguns milímetros de distância. Por exemplo, se o embuchado estiver a uma distância de 1 mm de uma chapa metálica, sua força adesiva pode ser de até 1 kg, sendo que sua força adesiva metálica máxima pode ser de até 4 kg. Há 4 mm de distância da chapa metálica, o embuchado perde sua propriedade adesiva.

 

20 de agosto de 2018
Voltar