vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Filtro Magnético – Funcionalidade

Os filtros magnéticos são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de realizar a separação e descontaminação ferrosa, separando impurezas ferrosas, em diversos tipos de fluidos ou sólidos granulados. Esta contaminação pode ocorrer em processos de colheita, trituração, desgaste de máquinas, entre outros. Assim, nestes processos, o material ferroso pode se desprender e se misturar ao produto, deixando-o contaminado. Estes filtros são muito usados em tubulações de indústrias que necessitam de produtos sem nenhum contaminante, como por exemplo, indústria química, farmacêutica, cosmética, alimentícia, agrícola, celulose, petróleo, etc.

Desta forma, os filtros magnéticos realizam a completa remoção de pequenos contaminantes que são atraídos pela força magnética que estejam misturados com o material a ser filtrado. Os filtros magnéticos trabalham a partir dos princípios relacionados ao magnetismo. O estudo do conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão entre objetos, como imãs, por exemplo, e materiais, como ferromagnéticos, por exemplo, é chamado de magnetismo. Do mesmo modo que a força gravitacional, a força magnética é uma interação a distância, não necessitando contato. Os imãs funcionam através de um campo magnético que ao interagir com substâncias magnéticas gera os efeitos de atração ou repulsão. Nos filtros magnéticos, os imãs trabalham atraindo e retendo os materiais ferromagnéticos.

Os filtros magnéticos são dotados de uma carcaça, que deve resistir a uma pressão e vazão adequadas ao fluxo de material a ser filtrado, e de imãs, que são os componentes responsáveis pela efetiva separação e retenção dos materiais ferrosos que contaminam o processo. Trabalhando desta forma, este equipamento é responsável pela pureza do produto final. Outro fator importante para a correta utilização destes filtros é a limpeza. Uma vez que os componentes filtrados ficam em contato com os imãs, este começa a perder sua eficiência, diminuindo assim sua capacidade de filtração. Assim, é necessário que seja realizada a limpeza dos imãs com certa frequência, visando à manutenção da qualidade de filtração.

22 de agosto de 2017
Voltar