fbpx
 


Grade Magnética – Pontos estratégicos da produção

O processamento de alimentos segue uma cadeia um tanto quanto extensa até chegar ao consumidor final, através de linhas e processo altamente mecanizados. Seja qual for o tipo de alimento, sólido, grãos, líquidos ou pó, equipamentos ou partes deles são feitos de materiais ferrosos. Desta forma, a presença de objetos ou resíduos metálicos em cereais, grãos e líquidos é muito comum, por mais cuidado que se tome e por mais que os equipamentos utilizados sejam novos ou bem cuidados, visto que até o atrito pode contaminar a produção.

Sendo assim, usar a grade magnética em pontos estratégicos da produção é de fundamental importância, visto que estes contaminantes podem ter sua origem ainda no campo, podendo ser um grampo de cerca, pedaços de arames ou partes que equipamentos e máquinas agrícolas, que são encobertas pelo solo, e durante a colheita são levados para as unidades de beneficiamento ou parafusos que se soltam devido a vibração durante a operação.

E devido a variedade de forma e tamanho destes contaminantes metálicos, a grade magnética, além de fazer a remoção destes através do campo magnético, pode ser confeccionada de forma a atuar como uma peneira, retendo objetos maiores que a área de vazão. Desta forma, a grade magnética exerce excelente desempenho tanto para grãos, como pós, granulados e até mesmo para produtos líquidos, com alta eficiência na retenção.

Em processos rápidos com grande volume de produção por hora, é possível utilizar a grade magnética com sistema de limpeza automática, favorecendo a continuidade do processo e a eficiência constante da remoção dos contaminantes. Outra vantagem deste sistema de remoção é que não depende de energia elétrica, visto que a grade é construída com ímãs permanentes de alta capacidade. Estes ímãs possuem algumas variações de composição, para atender às necessidades de variação de temperatura do processo.

Os ímãs de terras raras, quando expostos a temperaturas além da sua capacidade, perdem parcialmente ou totalmente suas propriedades magnéticas. Por isso vale a pena observar a temperatura que a grade terá que suportar, para produzi-la com o ímã adequado. As grade magnéticas podem suportar temperaturas de 80°C se fabricadas em Neodímio-Ferro-Boro, até 150°C se fabricadas em Ferrite e até 350°C se fabricadas em AlNiCo.

 

Linha de produtos

Separadores Magnéticos de Limpeza Automática
Separadores Magnéticos de Limpeza Manual
Sistemas Magnéticos de Levantamento e Movimentação de Cargas
Equipamentos Magnéticos para Fixação
Equipamentos Magnéticos para Manuseio
Ímãs Permanentes
Equipamentos Magnéticos Diversos
Equipamentos Magnéticos de Transporte


Ramos de Atuação

Abrasivos
Aço & Ferro
Açucar & Álcool
Automação Industrial
Autopeças
Bebidas
Borracha
Cerâmicas
Equipamentos de Moagem & Esmagamento
Equipamentos de Transporte Industrial
Explosivos & Fósforos
Farmacêutica
Ferramentas
E muito mais!

18 de agosto de 2020
Voltar