vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


O imã de neodímio é o mais forte disponível no mercado

Atualmente, o imã de neodímio é o mais forte disponível no mercado. Também conhecido como imã de terras raras ou super imã, o imã de neodímio ficou “famoso” por ter sido capaz de revolucionar a tecnologia atual, sendo usado, principalmente, nos discos rígidos dos computadores, alto falantes e drivers automotivos, fones de ouvido, microfones, servo motores, motores assíncronos, sensores e equipamentos para separação ferrosa em indústrias alimentícias e de plástico, por exemplo.

Composto de uma liga metálica de Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B), possui a estrutura Nd2Fe14B, o que confere ao imã de neodímio um alto potencial para armazenar grandes quantidades de energia magnética e grande dificuldade de ser desmagnetizada. O imã de Neodímio é muito poderoso, sendo cerca de 10 vezes mais forte que o imã de cerâmica ou de ferrite, por exemplo.

Apesar de ser um imã de alto poder magnético, o imã de neodímio não possui elevada resistência a temperatura, de modo que, se exposto a elevadas temperaturas por um período elevado, perde seu magnetismo. Desta forma, dizemos que o imã de neodímio é muito sensível ao calor. Se aquecido a uma temperatura próxima aos 80°C, o imã de neodímio pode perder permanentemente ou de forma irreversível parte se seu magnetismo e, se for aquecido a uma temperatura superior a 310°C, o imã de neodímio perderá todas as suas propriedades magnéticas.

Além disso, o ímã de neodímio pode ter dois sentidos de magnetização, sendo eles, axial ou diametral. Discos, cilindros e anéis são mais comumente magnetizados ao longo de seu eixo geométrico, isto é, seus polos norte e sul estão localizados nos planos circulares. Este imã de neodímio é comumente chamado de axialmente magnetizado. Em um ímã diametralmente magnetizado, os polos estão entre o seu diâmetro, localizados na superfície curva em lados opostos.

O ímã de neodímio, por conter ferro em sua liga, pode oxidar e por isso possui uma camada de proteção, podendo ser de Níquel, Zinco, Epoxi, entre outros. Em ambientes úmidos ou com maresia, o imã de neodímio deve ainda ser protegido por uma camada de tinta ou resina em sua superfície para aumentar sua vida útil.

 

 

 

20 de setembro de 2019
Voltar