fbpx
 


Potencial do Eletroímã de Sucata

Chamamos de sucata os resíduos originários de processos de fabricação ou acabamento de produtos, podendo estes ter origem de diferentes setores industriais, como o automotivo, o siderúrgico, o naval ou construção civil. Há também a sucata proveniente da obsolescência, ou seja, produtos que perderam sua funcionalidade ou chegaram ao final da vida útil, como é o caso de fogões, geladeiras, máquinas de lavar e até mesmo carros.

Diante desta gama de descartes que viram sucata, o setor de reciclagem tem uma fonte de recurso para explorar, através do reaproveitamento do metal descartado como sucata. Estes objetos são coletados e enviados para os centros de reciclagem e podem ser manipulados com eletroímã de sucata ou guindaste eletromagnético, visto que, na maioria das vezes estes objetos não oferecem uma geometria padrão para serem içados por ganchos, movimentados com pás carregadeiras ou são muito pesados para serem manipulados manualmente. O eletroímã de sucata possui potência suficiente para atrair as sucatas e movimentá-las, com segurança até as áreas de separação ou processamento.

Junto com os metais da sucata, há plásticos, vidro, outros tipos de metais que não são atraídos por ímãs que, dependendo de suas propriedades, também podem ser reaproveitados. Por isso estes materiais passam por um processo de separação, através de sistemas que fazem uso de ímãs permanentes ou eletroímã, separando objetos ferromagnéticos de objetos que não são ferromagnéticos. Após a separação, toda a sucata ferromagnética é prensada.

Após serem prensados, estes metais são enviados para fundição e recebem novos formatos ou aplicações, podendo ser utilizados construção civil, pode ser usada na construção de máquinas, de estruturas e ferramentas. A utilização de ferro reciclado é extremamente segura e confiável, pois após o recozimento, os materiais ferromagnéticos recuperam suas propriedades físicas e estruturais, fazendo da reutilização um processo econômico, ecologicamente favorável e que não compromete a segurança e a qualidade dos produtos em que foram aplicados.

21 de novembro de 2019
Voltar