vendas@metalmag.com.br 11 5523-8400


Rolo magnético

O magnetismo é um fenômeno físico responsável por vários avanços tecnológicos, principalmente após os ímãs de neodímio. São extremamente importantes na informática, na fabricação de sistemas e dispositivos para som de altas qualidade e desempenho e na fabricação de smartphones cada vez menores. Mas além de produtos manufaturados de elevada tecnologia, o magnetismo é uma ferramenta de segurança para outros equipamentos.
Com os equipamentos construídos com ímãs de neodímio pode-se separar, levantar, movimentar, selecionar e proteger outros equipamentos. Consequentemente há vários tipos de separadores magnéticos, sendo cada tipo construído para fornecer desempenho e segurança, sendo este ultimo requisito importante no processamento de alimentos. Mas dentre todos os modelos há um mais versátil, o rolo (polia) magnético.
O rolo (polia) magnético é fabricado no formato de um rolo para esteira transportadora, constituído de ímãs permanentes, carcaça em aço inox, tampas em alumínio fundido com reforços em aço carbono e eixo maciço em aço SAE 1045, com rasgo de chaveta.
Desta forma, aplicar um sistema de separação de materiais ferromagnéticos é simples e não requer alterações ou adaptações na linha de produção, bastando apenas trocar o rolo motriz original pelo rolo (polia) magnético e instalar logo abaixo o sistema de captação do material ferromagnético captado pelo rolo.
Também construído com a tecnologia Hi-Flux!® da Metalmag, que oferece um altocampo magnético em toda superfície do rolo (polia), eliminando a possibilidade de zonas mortas. São altamente indicados para recuperação de lixo, areia em fundições, resíduos siderúrgicos, borracha e plásticos, beneficiamento de cereais, separação de minérios, nas industrias de papel, fumo, rações, fertilizantes, carvão, alimentícias, químicas, cerâmicas e
outras. Além da separação, são dispositivos de proteção para moinhos, britadores, sem a necessidade de instalações elétricas.
Dependendo da característica o produto manipulado e do contaminante, o rolo (polia) magnético pode ser instalado em conjunto com separadores magnéticos suspensos, aumentando a eficiência do sistema de separação, mesmo quando o particulado ferromagnético for muito pequeno. Os rolos (polias) magnéticos são oferecidos em tamanhos
padronizados, mas podem ser fabricados em tamanhos específicos e ao invés de ímãs permanentes podem ser configurados com ímãs eletromagnéticos.

23 de fevereiro de 2018
Voltar